O Santander Brasil (SANB11) divulga resultados do 4º trimestre de 2024 abaixo das expectativas do mercado
O Santander Brasil (SANB11) foi o primeiro dos ?bancões? a divulgar os resultados do 4º trimestre de 2024 e o balanço não parece ter agradado o mercado. Após a divulgação, as ações do Santander despencaram quase -2% no último fechamento (31). No ano, a queda dos papéis já supera -10%. A reação negativa se explica, principalmente, pelos números registrados pelo banco estarem abaixo das estimativas do consenso do mercado.
O lucro líquido do Santander no 4º trimestre de 2024 foi de R$ 2,2 bilhões, enquanto o esperado era R$ 2,7 bilhões. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 30% nos lucros. No entanto, quando comparado ao trimestre anterior, houve uma queda brusca de 17,7%.
Essa diferença expressiva entre a alta anual e a queda trimestral se explica pelas provisões que os bancos fizeram no início do ano passado, devido ao rombo financeiro da Americanas. No 4º trimestre de 2022, os resultados dos bancos foram impactados devido a essa contabilização de possíveis perdas e, portanto, é natural que neste trimestre haja uma alta generalizada nos lucros em comparação ao último ano, pois a base de comparação é fraca.
Apesar do aumento dos lucros do Santander, a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, defende que os números do banco ainda não agradaram e recomenda ficar de fora dos papéis. Segundo a analista, o Santander pode não entregar bons retornos para os investidores no cenário atual.
Itaú é uma das melhores opções de investimento no setor financeiro
No entanto, Larissa Quaresma destaca que existem duas ações de bancos que valem a pena ter em carteira agora. Uma dessas ações é o Itaú (ITUB4), que é negociado a preços acima de seus pares, mas isso se justifica pela qualidade e o crescimento constante do banco.
Outro fator de destaque sobre o Itaú é o potencial de renda extra mensal. O banco possui um bom histórico de pagamento de dividendos e em 2024 as expectativas não são diferentes. Larissa estima um dividend yield de 5,4% para ITUB4 neste ano e defende que fevereiro é um momento excelente para investir nos papéis do banco.
Uma ação ?fora do radar? com alto potencial de lucro
Além do Itaú, Larissa Quaresma recomenda outra ação do setor financeiro que dificilmente ocupa as manchetes dos jornais, mas carrega um alto potencial lucrativo. Trata-se de um banco de investimentos que auxilia outras empresas em diferentes operações.
Ao analisar o desempenho dessa ação nos últimos 12 meses, é possível notar que ela valorizou o dobro do Ibovespa. No entanto, está sendo negociada na bolsa a valores atrativos. Com a continuidade da queda da Selic, é esperado que o cenário se torne mais promissor para essa empresa, o que pode levar a uma valorização de até 57% nos próximos meses.
Essa ação do setor financeiro, juntamente com o Itaú, foram inseridas em uma carteira completa de 10 melhores ações para se investir agora. O portfólio seleciona apenas empresas com bons fundamentos e algum gatilho de valorização no curto prazo.
Em resumo, embora os resultados do Santander Brasil no 4º trimestre de 2024 tenham ficado abaixo das expectativas do mercado, existem boas oportunidades de lucro no setor financeiro. As ações do Itaú e uma ação ?fora do radar? foram destacadas pela analista Larissa Quaresma como as melhores opções de investimento.
Redes sociais