ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

'Temos de estar prontos': exercício militar da Otan tem 90 mil soldados

imagem

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai mobilizar cerca de 90 mil soldados para o seu maior exercício militar desde a Guerra Fria

A Otan, ou Organização do Tratado do Atlântico Norte, está se preparando para o seu maior exercício militar desde a Guerra Fria. Intitulado "Steadfast Defender 2024", o exercício contará com a participação dos 31 países-membros da Otan, além da Suécia, que está em processo de adesão à aliança. O objetivo principal do exercício é treinar a capacidade da Otan de alarmar e mobilizar tropas nacionais e internacionais, incluindo a utilização de rotas transatlânticas.

O que sabemos sobre a atividade

O exercício "Steadfast Defender 2024" mobilizará cerca de 90 mil soldados. O Reino Unido enviará 20.000 soldados do Exército, da Marinha e da Força Aérea, enquanto a Alemanha contribuirá com 12 mil militares. Além disso, aproximadamente 50 navios de guerra, 80 aeronaves e 1,1 mil veículos de combate participarão do exercício.

Manobras simularão ataque russo

Embora o anúncio oficial do exercício não faça menção direta à Rússia, país considerado a maior ameaça aos membros da Otan atualmente, o comandante-geral da Otan na Europa, general Christopher Cavoli, afirmou que as tropas simularão uma invasão russa a um dos países membros. O presidente do Comitê Militar da Otan, Rob Bauer, também enfatizou que a aliança está se preparando para um possível conflito com a Rússia. De acordo com Bauer, a Otan precisa estar pronta para responder em caso de ataque por parte da Rússia ou de grupos terroristas.

Exercício começa nesta semana e segue até maio

O exercício "Steadfast Defender 2024" terá início nesta semana e será realizado até maio. O principal objetivo do exercício é demonstrar a unidade, força e determinação da Otan em proteger uns aos outros. A área de treinamento se estenderá da Noruega até países como Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia. Esses países, que fazem fronteira com a Rússia ou estão próximos ao Mar Negro, têm sido alvos de hostilidades recorrentes desde a invasão em larga escala da Ucrânia pelos russos em fevereiro de 2022.

Primeiro exercício desta magnitude desde a Guerra Fria

Este será o primeiro exercício realizado pela Otan desde a Guerra Fria que mobilizará um contingente de soldados desta magnitude. O maior exercício da Otan desde o fim da Guerra Fria ocorreu em 2018, com a participação de cerca de 51 mil soldados. Intitulado "Trident Juncture", esse exercício teve foco na Noruega, que compartilha uma fronteira de 198 km no extremo norte do planeta com a Rússia. Antes da dissolução da União Soviética em 1991, a Otan realizou uma série de exercícios maiores, como o "Return of Forces to Germany" (Retorno das Forças para a Alemanha), que contou com a participação de cerca de 125 mil soldados em 1988.

*Fontes: Deutsche Welle, Reuters e AFP

ADSENSE GOOGLE