ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

EUA ataca locais usados por forças apoiadas pelo Irã no Iraque

imagem

Exército dos Estados Unidos realiza ataques em locais usados por forças apoiadas pelo Irã no Iraque

O Exército dos Estados Unidos realizou ataques em três locais usados por forças apoiadas pelo Irã no Iraque na segunda-feira (25), após um ataque que feriu americanos anteriormente no mesmo dia, afirmou o secretário de Defesa Lloyd Austin.

Washington ataca com frequência locais utilizados pelo Irã e suas forças aliadas no Iraque e na Síria como resposta a dezenas de ataques contra as tropas americanas e aliadas na região desde 7 de outubro, quando começou a guerra entre o grupo palestino Hamas e Israel.

Ataques proporcionais

"As forças militares dos Estados Unidos realizaram ataques necessários e proporcionais em três instalações usadas pela Kataeb Hezbollah e grupos afiliados no Iraque", disse Austin em um comunicado.

Esses ataques de precisão são uma resposta a uma série de ataques contra pessoal dos EUA no Iraque e na Síria por milícias patrocinadas pelo Irã, incluindo um ataque do Kataeb Hezbollah e grupos afiliados contra a base aérea de Erbil, declarou o secretário de Defesa.

Ataque e feridos

O ataque de segunda-feira deixou três militares americanos feridos, um deles em estado grave, informou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, em um comunicado.

Resposta de Joe Biden

O presidente Joe Biden foi informado sobre o ataque - executado por um drone - e instruiu Austin e outros funcionários de alto escalão da Segurança Nacional durante uma ligação telefônica depois de ordenar ao Departamento de Defesa que preparasse uma resposta, indica a nota.

Histórico de ataques

Um balanço de fontes militares americanas contabiliza 103 ataques contra suas tropas no Iraque e na Síria desde 17 de outubro, a maioria deles reivindicados pela Resistência Islâmica no Iraque, que se opõe ao apoio dos Estados Unidos a Israel em sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Presença americana no Iraque e na Síria

Quase 2.500 militares americanos estão no Iraque e outros 900 na Síria, como parte dos esforços para evitar o ressurgimento do grupo Estado Islâmico (EI).

Palavras-chave: Exército dos Estados Unidos, Irã, Iraque, ataques, forças apoiadas pelo Irã, secretário de Defesa, ataque no Iraque, ataques proporcionais, feridos, Joe Biden, resposta, histórico de ataques, presença americana, grupo Estado Islâmico.

ADSENSE GOOGLE