ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Roberto Fico vence eleição na Eslováquia após prometer fim de apoio à Ucrânia

imagem

Após derrotar rival progressista, Roberto Fico vence eleição na Eslováquia e muda posição sobre ajuda militar à Ucrânia

No último sábado (30), o ex-primeiro-ministro Roberto Fico venceu as eleições na Eslováquia, derrotando seu rival progressista. Essa vitória traz mudanças significativas para o país, principalmente em relação à posição sobre a ajuda militar à Ucrânia. O partido Direção Social-Democracia, liderado por Fico, obteve a maior porcentagem de votos, com 23,34%.

A vitória de Fico pode resultar na união da Eslováquia com a Hungria no desafio ao consenso da União Europeia sobre o apoio à Ucrânia. Isso acontece em um momento em que o bloco procura manter a unidade na oposição à invasão da Rússia. Além disso, representa uma nova mudança na região contra o liberalismo político, que poderá ser reforçada se o partido conservador PiS vencer as eleições na Polônia ainda este mês.

Essa mudança na posição da Eslováquia em relação à ajuda militar à Ucrânia é uma grande reviravolta. Até então, o país era um forte aliado de sua vizinha do leste na guerra contra a Rússia. O partido de Fico é mais nacionalista e socialmente conservador, enfatizando críticas ao liberalismo social que alega ser imposto de Bruxelas. Já o partido liberal Eslováquia Progressista adota políticas verdes, defende direitos LGBT, busca uma integração europeia mais profunda e respeita os direitos humanos.

Após a vitória nas eleições, Robert Kalinak, candidato do SMER-SSD e aliado de longa data de Fico, afirmou que o partido irá esperar pela contagem final antes de fazer qualquer comentário sobre os resultados. As pesquisas de boca de urna favoreciam o partido liberal Eslováquia Progressista, porém, os resultados finais foram favoráveis a Fico.

Essa vitória abre a perspectiva de que Roberto Fico possa ganhar o seu quarto mandato como primeiro-ministro, após liderar governos entre 2006-2010 e 2012-2018. Caso Fico cumpra suas promessas de campanha, a Eslováquia passará por uma mudança radical em sua política externa e interna.

Em resumo, a vitória de Roberto Fico nas eleições da Eslováquia traz mudanças para a posição do país em relação à ajuda militar à Ucrânia. Essa reviravolta pode impactar a União Europeia, já que o bloco busca manter a unidade na oposição à invasão da Rússia. Além disso, essa vitória indica um movimento contra o liberalismo político na região, e pode ser reforçada caso o partido conservador PiS vença as eleições na Polônia. Resta aguardar para ver como Fico e seu partido irão conduzir o governo da Eslováquia nos próximos anos.

ADSENSE GOOGLE