Javier Milei vence as eleições presidenciais na Argentina
No dia 19 de novembro, Javier Milei, do partido Libertad Avanza, foi eleito como novo presidente da Argentina. Milei, um economista formado pela Universidade de Belgrano, é conhecido por suas posturas conservadoras em assuntos sociais e sua visão ultraliberal em temas econômicos. Ele assumirá o cargo em 10 de dezembro.
As propostas de Javier Milei
O programa do presidente eleito inclui várias propostas controversas. Uma delas é a ideia de fechar o Banco Central argentino, utilizando o termo "dinamitar" para se referir a essa ação. Outra proposta é a dolarização da economia, que Milei elogiou o Equador por ter implementado e considera um sucesso.
Milei enfatiza a importância de uma redução drástica nos gastos públicos. Isso inclui o fim de programas sociais e a redução do número de ministérios, de 18 para apenas oito. Essas medidas refletem sua visão anarcocapitalista, que defende a soberania do indivíduo em relação ao Estado e promove a propriedade privada e o livre mercado.
Polêmicas e ideias controversas
Javier Milei não tem medo de expressar suas opiniões polêmicas. Ele é um admirador de políticos como Donald Trump e Jair Bolsonaro, e defende a liberação de armas, além de promover a ideia de que o discurso de mudanças climáticas é uma farsa.
O presidente eleito também é contra o ensino de educação sexual nas escolas e a favor da livre venda de órgãos humanos. Ele argumenta que o Estado não deve regular todas as áreas da vida e que a propriedade do corpo é uma questão individual.
O caminho político de Javier Milei
O argentino começou a disseminar suas ideias por meio de programas televisivos em 2017. Em agosto de 2020, anunciou sua candidatura à Presidência. Em 2021, seu partido, Libertad Avanza, conquistou duas cadeiras na Câmara dos Deputados, sendo uma delas ocupada por Milei e a outra por sua candidata a vice, Victoria Villarruel.
Embora Milei não fale muito sobre sua vida pessoal, quando o faz, também causa polêmica. Ele acusa seus pais de serem violentos e foi criado por sua avó materna e sua irmã, Karina. Milei considera Karina seu braço direito e, caso seja eleito, ela será a primeira-dama.
O político também é fã da banda Rolling Stones, tendo tocado em uma banda cover dos britânicos em sua juventude. Seus comícios contam com músicas de rock para animar os eleitores. Além disso, Milei também é conhecido por seu amor por seus "filhos de quatro patas": quatro mastiffs ingleses chamados Murray, Milton, Robert e Lucas.
Por fim, Javier Milei afirma que já foi professor de Kama Sutra e que utiliza parapsicólogos para se comunicar com seus cães falecidos.
Redes sociais