ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Morador de Cascavel é condenado no STF a 17 anos de prisão por atos golpistas

imagem

Moacir José dos Santos condenado a 17 anos de prisão por atos golpistas

Moacir José dos Santos, morador de Cascavel, no oeste do Paraná, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. O julgamento foi concluído na noite de segunda-feira (2).

Condenação e regime de cumprimento da pena

A pena determinada pelo STF para Moacir José dos Santos é de 17 anos de reclusão, e inicialmente será cumprida em regime fechado. Até o momento, não há informações sobre a defesa de Moacir se pronunciando sobre a condenação. A defesa alega sua inocência.

Crimes cometidos por Moacir José dos Santos

O acusado foi condenado pelos seguintes crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Investigação e provas encontradas

Moacir foi preso no momento dos atos golpistas e a Polícia Federal (PF) encontrou material genético dele em objetos no Planalto, onde ocorreu os atos de violência. Além disso, foram encontrados vídeos e fotos da destruição em seu celular. Moacir afirmou que se deslocou a Brasília em um ônibus fretado com mais de 60 pessoas e que buscava um Brasil melhor, sendo defensor das escrituras sagradas.

Conforme a denúncia do Ministério Público, Moacir participou da destruição do Planalto. No momento de seu interrogatório, ele afirmou que a manifestação era pacífica, negando ter praticado violência contra policiais ou membros das forças de segurança. A defesa alegou que Moacir não danificou nenhum bem.

A defesa de Moacir afirmou antes da condenação que ele apenas entrou no Planalto por instinto e para se proteger das bombas lançadas pela Polícia Militar, alegando que os próprios policiais acenavam para que os manifestantes entrassem no prédio. A defesa pedia a absolvição de Moacir, afirmando que ele não cometeu nenhum crime, não se associou a ninguém e não estava armado.

Quem é Moacir José dos Santos?

Moacir se autodenomina um autônomo nas redes sociais. Seu emprego mais recente, conforme consta em uma das redes sociais, foi como motorista em uma empresa de paisagismo na cidade de Cascavel. Contudo, ao entrar em contato com a empresa, foi confirmado que Moacir trabalhou no local há cerca de dois anos, mas já não faz parte do quadro de funcionários.

Algumas postagens no perfil de Moacir nas redes sociais mostram selos de notícias falsas relacionadas ao seu julgamento no STF por atos golpistas.

ADSENSE GOOGLE